13.11.07

5 músicos que veremos ascender ao céu em breve.

Certas lendas não morrem, ascendem ao céu simplesmente, sei que esse é um post baba-ovo e bem particular, mas é que esses dias estava pensando em tributos, e como a melhor forma de faze-los é quando a pessoa ainda vive, e procurando algumas lendas da música, descobri que muitos ainda vivem e tocam, algums com mais de 50 anos de carreira, por isso abro aqui um tópico com 5 grandes nomes que veremos ascender ao céu em breve.

1-) B.B. King:

Pode não ser rockeiro, mas o "Blues Boy King",é uma figura a ser reverenciada no alto dos seus 82 é um dos últimos representantes dos verdadeiros blueseiros do Mississipi.

Uma curiosidade tirada da wikipedia: Uma das imagens de marca de King é chamar às sua guitarras o nome de "Lucille" - uma tradição que vem desde a década de 1950. No inverno de 1949, King se apresentou num salão de dança em Twist, no Arkansas. Com o intuito de aquecer o salão, acendeu-se um barril meio cheio de querosene no centro do salão, prática muito comum na época. Durante a apresentação, dois homens começaram a brigar e entornaram o barril que imediatamente espalhou chamas por todo o lado. Durante a evacuação, já fora do estabelecimento, King apercebeu-se de que tinha deixado a sua guitarra de 30 dólares no edifício em chamas. Voltou a entrar no incêndio para reaver a sua Gibson acústica, escapando por um triz. Duas pessoas morreram no fogo. No dia seguinte, soube que os dois homens tinham começado a briga devido a uma mulher chamada Lucille. A partir dessa altura, passou a a designar as suas guitarras por esse nome, para "se lembrar de nunca mais fazer uma coisa daquelas."

Então aí vai um video para celebrarmos o primeiro músico que veremos ascender ao céu:



2-) Chuck Berry:

Nascido em 1926, é considerado por muitos como o "pai do Rock", pois nas gravações de Maybellene em 1950, a música já apresentava vários traços do que mais tarde viria ser o Rock, e sr. Berry continua vivíssimo e fazendo shows.

Curiosidade na Wikipedia: Em 1986, Keith Richards organizou para seu ídolo confesso um grande show para comemorar seus 60 anos, realizado em Saint Louis. Nele foi filmado o documentário "Hail!Hail!Rock'Roll", na qual Chuck Barry, acompanhado de Etta James, Julian Lennon, Robert Cray, Eric Clapton, entre outros convidados, celebrava sua carreira. Foi o seu último grande momento artístico na mídia, embora tenha continuado nos anos seguintes a fazer turnês.

Berry também foi centro de uma indesejada polêmica nos anos 90 por sua suposta mania de espionar mulheres. Ele teria instalado câmeras de vídeo secretas nos banheiros femininos de seu restaurante...

Então um vídeo com Chuck Berry cantando Johnny B. Good:



3-) Little Richard:

Nascido em 1932, Ricardinho ficou muito famoso no meio da década de 50, misturando o nascente Rock com o R&B, algo que devo confessar, Elvis fez melhor do que ele, mas pelo menos apesar de se tornar um religioso, não virou um gordo decadente como Elvis na fase Las Vegas (eu adoro Elvis, mas até decada de 60, depois disso é triste vê-lo).

Little Richard continua na ativa até hoje também, aí vai um vídeo dele tocando Lucille:



4-) Jerry Lee Lewis:

Esse talvez seja uma das figuras mais controversas do rock, nascido em 1935, Jerry se ferrou em um escândalo quando casou com sua prima em segundo grau de 13 anos, depois disso aconteceu de tudo com o cara, virou músico country, terminou o casamento com Myra em 1970, perdeu dois filhos, se envolveu com alcool e drogas, baleou em uma brincadeira o seu baixista, foi preso e tudo mais...
Em 2006 lançou o cd Last Man Stand, com participações de: Jimmy Page, B.B. King, Buce Springteen, Mick Jagger, Neil Young, Keith Richards, Kiddy rock, Eric Clapton e outros.
Um vídeo de Jerry Lee em seu auge em 1957:



Outro dele tocando em 2003, com direito a garotas fazendo strip... alguém que tem 70 anos, e consegue ter em seu show garotas tirando a roupa pode se considerar um homem feliz:



5-) Coloque aqui sua lenda da música:

Olha, músicos old school não to achando mais nenhum... se achar algum comento mais tarde, por isso termino com um vídeo de Johny Cash feito um pouco antes da sua morte, um cover de Hurt, do Nine Inch Nails, versão legendada em português. \o/



Fortuna pessoal!

Um comentário:

Unknown disse...

Boa seleção Guilherme, gostei mesmo.
Old school tá difícil, o povo tá morrendo, não tem jeito.
Seguindo esse impulso Alta Fidelidade, que tal fazer o seu Top 5 Guitar Heros?

Abraço.