4.11.07

Cuidado! Você está sendo vigiado.

Post sobre viagem no tempo virá, mas resolvi partir para uma questão diferente hoje já que todo esse sistema de controle do blog me fez lembrar o Vigiar e Punir do Foucault.


Ok, sei que tem muita gente por aqui que não conhece muito sobre pensadores, filósofos e cientistas, ainda mais se for algum autor da área de humanas, o que restringe muito mais, pois os escritos desses autores parecem ser colocados como estudos herméticos ligados a algum tipo de sociedade secreta pela academia, por outro lado os estudos de humanas são normalmente menos divulgados, pois eles tratam em analisar o homem em sociedade, o que gera críticas, e o sistema não é fã de críticas. Por tudo isso vou tentar apresentar um pouco da sua idéia, principalmente sobre controle da sociedade através da vigilancia.

Michel Foucault (1926 - 1984), é um autor que trabalha muito a noção de poder, principalmente com relação loucura (olha ela aí novamente) e a sexualidade. Seu livro mais famoso contudo se chama "Vigiar e punir: O nascimento da prisão", em que ele discute o que é o poder, e como se institucionalizou, um poder para vigiar e punir as pessoas, e muito mais do que isso, para colocar as pessoas em um tipo de molde. A idéia que quero pegar do livro em forma bem simples é a de parou de se punir as pessoas pela dor e passou a punir a alma, essa é a essência da prisão moderna, mas você ainda cria um sistema chamado "panóptico", onde uma pessoa que vigia pode ver todos os presos, mas os presos não podem vê-lo, e assim você coloca esses presos em um estado de eterna vigilãncia, o vigiar se torna o punir.

Porém essa técnica não é restrita a prisão, ela acaba sendo desenvolvida de forma intencional na própria sociedade, são as escolas com seus vidros na porta para passar o diretor, a hierarquia cada vez mais estruturada, é uma forma de transformar o corpo em algo dócil, de colocar a sociedade em uma forma, para evitar a punição você vigia, mas o vigiar ja é uma forma de punição, pois ela é a materialização do poder. E o poder não é só de instituições, mas ele é entre uma pessoa e outra, pais/filhos, patrão/empregado, mais velhos/ mais novos, e aí você pergunta, o que isso tudo tem haver com uma ferramenta de blog?


Sei que muita gente assiste Big Brother, nome aliás tirado do livro "1984", do Orwell (dou aula e pessoal se assusta em saber que o nome é relacionado a um livro), e sabe o quão tentador é ficar observando a vida alheia, julgando-a e exercendo nosso poder, é essa a sensação que essa ferramenta me dá, sei de que link a pessoa veio, o IP, o sistema operacional, o navegador, o provedor, a resolução da tela, você está sendo vigiado por mim ao entrar aqui, assim como é vigiado em qualquer lugar, você tem dados na internet, tem conta em bancos, a sociedade precisa cada vez mais exercer seu poder de vigiar, e vemos isso com o número cada vez maior de câmeras, e sistemas que podem simplesmente serem usados para ficar de olho em você, o que você faz, onde você anda.

E aí lhes pergunto, qual a sensação de ser vigiado?

Fortuna!

Um comentário:

raquel a. disse...

oi!

apareci aqui através do blogblogs, pois vi que vc apareceu no meu e por ae vai... me cadastrei hoje nesse sistema de indexação virtual e por acaso, vc caiu lá, vim aqui e olha o post... sobre nos vigiarmos!!!

acho que um dos prazeres humanos é exercitar o dom de superioridade, mesmo que seja um prazer velado e silencioso, manifestado através de um simples episódio do big brother: prazer em duas vias, por sinal (o de quem se mostra pois sabe que é visto e o de quem critica, através de olhares que reprovam ou que apenas se deliciam com o que lhes é apresentado).

gostei muito daqui!

ps: também sou historiadora!

um beijo!