20.11.07

Seu Hugo Chávez, o senhor é um fanfarrão!

Eu ando cansado de discutir idéias com pessoas que não quererm nem ouvir uma argumentação e te taxam de tudo quanto é coisa só por você ter uma idéia contrária a dela, ou expor um argumento que vá de encontro com o ideário formado na sociedade, ou pelo grupo, e nesse aspecto se enquadra a idéia de capitalismo e comunismo.

O maniqueísmo é uma idéia idiota, é coisa de quem assistiu muito cavaleiros do zodíaco na infância, tudo é 08 ou 80, ou você está do lado de Seya ou seus amigos, ou está contra eles, e deve ser morto HA HA HA HA (risada maléfica), porém o mundo é bem mais complicado do que isso, vejamos a própria noção de comunismo, você vai ter várias linhas de pensamento dentro dela, existe a leninista, trotskista, stalinista, gramsciniana, o marxismo cultural inglês, os frankfurtianos, etc... e essas são somente algumas formas de ver as idéias de Marx, existem ainda outras tantas visões sobre comunismo e socialismo, e o mesmo ocorre com anarquismo, capitalismo, e qualquer visão. Não existe verdade, e sim verdades, e elas são subjetivas.

Um exemplo disso tudo é o Hugo Chávez, sei que ele é um idiota, isso é inegável, porém o que se vê contra ele é uma crítica burra, pois as pessoas deixam de observar alguns detalhes básicos de seu governo na Venezuela. O primeiro é que ele foi eleito democraticamente, não importa o quanto briguem, foi a população, principalmente de baixa renda que o colocou lá, e porque? porque um país riquíssimo em petróleo tem uma discrepância em renda gigantesca, se você ta na merda, e sabe que seu país tem muita grana e os políticos que estão comandando tão pouco se fudendo para você, acaba votando mesmo em quem pretende te ajudar, e enquanto o Chavéz suprir essa população ele estará no poder, pois a população pobre é a maioria, quer a classe média, alta e o mundo goste ou não, isso se chama democracia.

O segundo ponto foi o golpe feito contra Chávez, apoiado pelos US and A, que acabou virando um fracasso exatamente pela população não querer de volta aquele grupo que mantinha o poder antes, então aconteceu o contra-golpe e Chávez voltou ao poder com muito mais força e liberdade para atacar seus desafetos. O tiro saiu pela culatra, e o golpe dá respaldo para o cara fazer o que quiser, por conta de um esquema anti-democrático, acabou criando-se uma figura anti-democrática de forma democrática.

Existe um documentário muito bom sobre o golpe e o contra-golpe, feito por dois diretores que estavam na época na Venezuela e dá para ver muitas discrepancias entre fatos e as notícias veiculadas, e a diferencia social entre os pró e contra chavéz, o filme se chama "A Revolução não será televisionada", e acha no youtube em 10 partes. (parte 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 )

Enquanto Chavéz mantiver sua megalomania dentro do seu país tudo fica tranquilo, ele só perderá a razão se fizer algum tipo de investida contra algum território, enquanto ele tiver respaldo da população ele pode fazer muita coisa, e como disse, é a democracia, e eu a respeito.

E não sou comunista, muito menos capitalista... :)

Fortuna!

2 comentários:

Whiskey Jack disse...

Invadir totalmnete ainda não.
Mas já se enfiou lá na Guiana segundo o Magrones me contou, heheh.

A. Diniz disse...

Sobre Guiana, a briga com aquele pedaço de chão esquecido vem desde os tempos do século XIX, quando houve uma guerra entre os ingleses e os venezuelanos por um rio que separa os dois países que está atolado de minérios.

o resto todo mundo sabe.