12.12.07

Notícia: Encontrado ambiente que pode ter abrigado vida em Marte.

Rodando pelas notícias achei essa maravilha publicada dia 11/12/2007 às 7:30 no "O Globo Online", que por sua vez a retirou da BBC Brasil:

"Robô da NASA descobre 'ambiente para vida' em Marte."


Segundo a matéria:


"A NASA (agência espacial americana) disse que seu veículo explorador Spirit descobriu evidências da existência, no passado, de um ambiente na superfície de Marte que pode ter sido perfeito para o desenvolvimento de vida na forma de micróbios."

Até aí tudo bem... mais uma evidência que a vida na Terra possa ter vindo de marte junto com meteoritos, e continua:

"descobriu-se que se tratava de sílica quase pura - o principal ingrediente para a formação do vidro(...) Na Terra, locais com essas características tendem a ser prolíficos em bactérias."

Bom... que interessante não? E continua...

"O veículo, que aterrissou na superfície do planeta em 2004, não é equipado para informar se já existiu vida neste local, mas Squyres, cientista que chefia a missão, disse no encontro de São Francisco que uma futura missão deve tentar trazer amostras do material para a Terra para análise.
Se tiverem existido bactérias marcianas no local, elas podem ter sido preservadas como minúsculos fósseis, disse o cientista.
"Uma das grandes coisas sobre estes depósitos é que a água quente propicia um ambiente em que os micróbios podem se desenvolver, e a precipitação da sílica os envolve e preserva."

Nesse ponto a coisa toda ficou bizarra... caramba, vão tentar trazer silício marciano para ver os fósseis das bactérias neles existentes? Não sou o mestre em biologia, mas não é a bactéria que pode involuir para sobreviver em situações extremas, e depois voltar a sua forma normal quanto a situação volta a ser favorável? Acabei de me lembrar de um dos alienígenas do Arquivo-x que era um liquído preto formado por bactérias e vindo de uma rocha retirada de Marte, será que a vida imitará a arte?

I want to believe!

Fortuna!

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu já sabia!!

E o povo negando a existência de vida fora da Terra.

E viva as bactérias, é delas o futuro do Universo.

A. Diniz disse...

Além de X-Files, me veio duas flicks à mente: pode ser "Planeta Vermelho" (que teve um plágio descarado com Fantasmas de Marte, apesar da Trinity sem gumex no cabelo) e "A Experiência" com a Natasha Henstridge no papel da ETéia gostosuda que só quer saber de foder com a raça humana (literalmente e figuradamente).... um filme que lembra muito "Força Sinistra" do John Carpenter.