14.12.07

Banksy: A arte como subversão.

São muitos os artistas que que se utilizam da subversão social como arte, lembro aqui de estar assistindo uma mesa sobre arte no simpósio regional de História da ANPUH, em São João del Rei, e um dos participantes tinha como pesquisa a arte performática, e fiquei abismado em ver as loucuras, tem de "Nossa Senhora" sendo introduzida numa vagina que depois foi costurada, até uma artista que ficava nua com montes de coisas numa mesa ao lado e as pessoas poderiam pegar os objetos da mesa e interagir com ela, seria algo até normal se não tivesse entre os objetos uma arma carregada, sorte que na década de 70 aquele bando de hippie pregava paz e amor, mas nos dias atuais ao tentar refazer essa performance, não foi permitido por causa da arma... os tempos mudam.


Outra loucura que descobri esses dias rodando um blog chamado "O Covil do Celso" (só para maiores de 18), de um cara que visitou o fiquelouco pelo blogblogs, li sobre uma banda de Rock/Heavy/Gótico/whatever, chamada Rockbitch, em que um grupo de paganistas/rockeiras/feministas cantam sobre demônios e fazem orgia entre elas, com direito a fisting, golden shower, enfim, bizarro mas dizem ter todo um ideal sobre sexualidade pagã, e feminismo, mas acho que é uma forma de chamar atenção, mas isso deixo para os psicólogos explicarem.

Dentro dessa onda subversiva como arte existe uma pintor que se destaca chamado Banksy, um inglês maluco que pinta seus extêncils nas paredes inglesas desde 1975, atacando sempre a idéia de poder vigente, é muito interessante que banksy se coloca como um anônimo (só recentemente conseguiram uma foto dele), sá entrevista só por gravado, sem imagem e com a voz adulterada. Mas o que torna as obras de Banksy algo diferenciado é o senso-de-humor ácido de suas imagens, onde normalmente coloca crianças com bombas, imagens de ratos, imagens de figuras de poder (polícia, rainha).

Porém sua intervenção com o tempo extrapolou a pintura, a algum tempo atrás ele andou colocando obras "adulteradas" em museus famosos pelo mundo, ele chegava com o quadro bizarro e os colava na parede e ia embora, essa ação tem inclusive em vídeo, outra intervenção que ele fez e tem gravado em vídeo foi a instalação de um boneco vestido com roupa de prisioneiro de Guantanamo em plena disneylandia, além disso pintou o muro que separa israel do mundo árabe e mais recentemente ainda trocou pilhas de cd´s da Paris Hilton por outros adulterados.

Enfim, nessa época em que artistas acham que subverter a ordem é fazer algo que choque a todos gratuitamente, sendo fazendo sexo ao vivo, se castrando, costurando vagina, deixando cachorro doente para morrer, Banksy se mostra como uma luz, onde brilham alguns ideais esquecidos, e onde vivem idéias como o TAZ de Hakim Bey, porém o mais importante é que em Banksy, vive o humor.


Vídeos:






Links:
Site do Banksy.
Site com imagens de suas obras.
Foto da cara do Banksy.

Fortuna!

Um comentário:

A. Diniz disse...

A terra de Chaucer sempre traz umas coisas meio subversivas. Deve ser toda aquela pompa e circunstância vitoriana-virgem-de-quarenta-anos.

Isso me faz pensar o que pensam as mulheres iranianas debaixo daquele véu.

Aliás, que iranianas... Você já viu a feição da autora de "Persépolis"? Eu vou nela hoje fácil fácil! (E olha que ela vai virar quarentona agora em 2009)