22.12.07

Posts Natalinos 2 - Para as crianças más apresento o Krampus.

A muito tempo atrás eu fui parar em um blog chamado "Macacos Alados", tento trazer à memória como cheguei até ele mas não consigo, a questão que apesar do blog ser muito interessante, teve um post em particular que me fez guarda-lo no meu favoritos, chamava-se "Krampus!", redigido pelo Luiz Berger, e falava sobre uma figura chamada Krampus, um ser que parece um diabo e vinha acompanhado do São Nicolau, a figura que deu origem a imagem do papai noel (meu próximo post vou falar sobre isso), enquanto o velhinho dava doce às crianças boazinhas, o Krampus descia o cacete nas ruins e levava algumas para o inferno.


O interessante é que essa é uma ótica abandonada nos dias de hoje, dos seres que povoam a imaginação das crianças modernas só se conservam em sua maioria seres benevolentes, e se possível com algum potencial para a venda, é como se houvesse uma superproteção em torno da criança mesmo no mundo da fantasia. É claro que muita coisa mudou, o sobrenatural e os contos de fada não tem mais o mesmo poder que tinham em uma Idade Média, e cada vez vem perdendo mais espaço, tanto que quem escreve histórias na linha dos contos antigos é colocado como escritor adulto (vide Neil Gaiman), pois cada vez mais se fortalece uma visão preconceituosa a quem pensa e a qualquer coisa ligada ao mundo imaginário, em prol de uma suposta "realidade" que se analisada é tão imaginária quanto krampus, papai noel e o coelhinho da páscoa.

No fim das contas entre realidade e imaginação, em muito prefiro o imaginário e o lúdico, entre o BOPE e um Krampus sou mais o Krampus, ele me parece mais justo. :)

Fortuna!

Imagens:
1-) Retirada do blog: Macacos Alados.
2-) Retirado do blog: Lab Report.

3 comentários:

Anônimo disse...

Interessantíssimo personagem. E, de fato, as crianças de hj sao superprotegidas, mimadas e infantilizadas em excesso, como se nao pudessem saber que a vida tb tem seus aspectos mais lúgubres. Em tempo: Feliz Natal, Guilherme!

Anônimo disse...

Gostei muito de saber isso!!!
Super interessante o blog de vocês :)

Whiskey Jack disse...

Sim, temos que mostrar as crianças que o mundo não é feito apenas de flores.
Eu já tinha ouvido falar dessa figura mas não sabia o nome.

Feliz Natal e bom Ano novo.

abraços.