26.8.09

Lembre-se: King kong morreu pelos nossos pecados...

...ou: "Principia Discordia, ou como encontrei a Deusa e o que fiz com ela quando a encontrei".
Nos idos do século passado, meu grande amigo PX (ou pexis), o mesmo verme que ia participar desse blog, mas me abandonou ás traças, me passou em uma das tantas madrugadas discutindo sobre as respsotas para a vida, o universo e tudo mais (42), o link de um livrinho estranho chamado Principia Discórdia, estava com o conteúdo todo online e em inglês e minha reação foi simplesmente um grande "What a Fuck?", foi uma das coisas mais estranhas que já havia lido, uma religião (ou des-religião) baseado na discórdia, no caos, tendo como avatar a deusa grega Éris.

O livro foi escrito em 1965, por "Malaclypse The Younger" e "Omar Khayyam Ravenhurst" é todo cheio de clip-arts, recortes frases soltas e idéias desconvexas, situações engraçadas, homenagenado Éris, a deusa da discordia, grande causadora da Guerra de Tróia, tudo porque não foi convidada para a festa, o que é chamado pelos discordianistas de "A doutrina da Esnobada Original".

Vou lhes dizer que esse livro foi um dos que me deixaram fascinados pela idéia de loucura e caos, junto com autores como Foucault, e Erasmo de Rotterdam com seu incrível livro "Elogio da Loucura" formaram muito das minhas idéias sobre o mundo, pois em meio ao caos que vem a sabedoria, e o louco é aquele que vê o mundo de fora e escolhe seu caminho, talvez sendo o único realmente livre.

De qualquer forma, esse foi um post revival do blog, finalizo com um quote do livro:
"Eu vim pras lhe contar que são livres

Muitas eras atrás minha consciência deixou o homem, ele deveria se desenvolver sozinho.Retornei para encontrar este desenvolvimento quase completo, mas obstruído pelo medo e incompreensão.


Vocês construíram para si mesmos armaduras psíquicas, e trancados dentro delas, sua visão é restrita, seus movimentos são desastrados e dolorosos, sua pele é machucada e seu espírito frito no Sol.

Eu sou Caos.

Eu sou a substância da qual artistas e cientistas constroem ritmos.Eu sou o espírito pelo qual cada uma de suas crianças e palhaços riem em anarquia feliz.Eu sou Caos.Estou viva e vim lhes contar que são livres."



Fortuna!

Link para Download do livro em PT:

3 comentários:

Whiskey Jack disse...

Teressante.

BAixei e depois vou ler com calma.
Abraços.

Santaum disse...

O mais interessante é que você é o primeiro cara que cita os adeptos do discordianismo de "discordianistas".

Bem interessante.

salix disse...

PX é meu bisavô! Safado!
Essa questão semiótica, semântica e sintática dos istas ou anos é besta. Eu gosto mais dos anos, mas os istas lhe podem ser sinônimos. Ou não.